MITOS ISLÂMICOS

sábado, 28 de dezembro de 2013

MITO: Maomé acabou com a superstição


Embora os maometanos actuais queiram acreditar que o islamismo é uma religião Abraâmica madura que não aceita superstições arcaicas, a verdade dos factos é que Maomé acreditava na magia negra e nas maldições e isto está documentado no Alcorão e na Tradição (Hadith).

O Alcorão, o livro mais sagrado do islamismo, contém várias referências à magia e à feitiçaria. Segundo 2:102, demónios ensinaram magia aos homens. O próprio Moisés foi capaz de executar actos de magia (7:116). Maomé foi alertado para "buscar auxílio" contra a bruxaria na sura 113, uma passagem que supostamente deve ser recitada seis vezes por dia por parte dos maometanos devotos.

Na Tradição, Maomé estabelece que o "mau olhado" é uma realidade:

Ibn 'Abbas reportou o mensageiro de Alá (que a paz esteja com ele) dizendo: A influência dum mau olhado é um facto; se existe algo que precede o destino, isso é a influência do mau olhado, e quando vos pedirem para tomar um banho (como cura) da influência do mau olhado, façam-no. (Muslim 5427)

Os inimigos do Maomé foram até capazes de lançar feitiços sobre ele (ou pelo menos assim pensava ele):

Aisha reportou que um Judeu de entre os Judeus de Banu Zuraiq, chamado Labid b. al-A'sam, lançou um feitiço sobre o mensageiro de Alá (que a paz esteja com ele) e causou a que, sempre que ele estava sob a sua influência, sentisse que havia feito algo quando na verdade ele não tinha feito. (Esta condição) durou até que um dia ou durante uma noite o mensageiro de Alá (que a paz esteja com ele) fez uma súplica (para se ver livre dos seus efeitos( (Muslim 5428).

(Bukhari 54:490 repete a mesma história, acrescentando que Maomé estava "enfeitiçado").

Bukhari 71:660 dá mais detalhes, afirmando que Maomé foi levado a pensar que tinha tido relações sexuais com as suas esposas quando não tinha; isto ocorreu devido à magia. Essa mesma passagem lista também o material que foi usado para lançar um feitiço, o que incluia uma trança do próprio cabelo - algo remanescente das prácticas vudu.

Maomé prescreveu a ingestão de sete tâmaras pela manhã como forma de afastar os maus feitícios (Muslim 5081, Bukhari 65:365). Até aos dias de hoje, em países profundamente islâmicos, algumas mulheres são presas e até executadas sob suspeita de "magia negra". O próprio profeta do islão alegou ter poder sobrenatural sobre demónios invisíveis:

O profeta disse: "Na noite passada um demónio enorme (afreet) proveniente dos Jinns veio até mim e queria interromper as minhas orações (ou disse algo desse género) mas Alá deu-me poder sobre ele. Queria prendê-lo a um dos pilares da mesquita de modo a que todos vocês pudessem vê-lo pela manhã, mas lembrei-me duma declaração do meu irmão Salomão (tal como escrito no Alcorão): Senhor! Perdoa-me e dá-me um reino tal como nenhum outro após mim virá a ter." (Bukhari 8:450)

Os seus crédulos seguidores acreditaram que era mais importante para Maomé perdoar e libertar o demónio, em vez de mantê-lo preso ao pilar até ao momento em que eles pudessem verificar esta história fantástica.

Maomé era extremamente supersticioso. Ele acreditava que:
  • A criança nasce com a aparência de quem tem um clímax sexual primeiro (Bukhari 55:546)
  • Satanás causa o bocejo (Bukhari 73:254)
  • As colheres têm que ser tapadas antes de se ir dormir (Bukhari 68:492)
  • Dormir tempo a mais é causado pelo facto de Satanás urinar na orelha da pessoa (Bukhari 54:492)
  • Deve-se entrar nas casas de banho com o pé esquerdo em primeiro lugar (Fiqh - Lei islâmica
  • Possuir um cão pode custar a perda das recompensas celestiais à pessoa (Bukhari 67:389)
  • Um homem só pode cuspir para a sua esquerda (Muslim 7149)
  • O pénis deve ser agarrado com a mão esquerda quando se está a urinar (Muslim 512)
  • A pessoa deve limpar o seu traseiro com um número impar de pedras depois de defecar (Bukhari 4:162) 
  • Satanás dorme no nariz das pessoas, e como tal, água deve ser aspirada pelo nariz todos os dias (Bukhari 54:516)
  • Ninguém deve dormir sobre as suas costas e com um pé a cruzar o outro
  • Os pesadelos podem ser evitados cuspindo para o lado esquerdo da cama (Bukhari 87:115)
  • O sapato direito deve ser colocado antes do esquerdo (Muslim 514)
  • Ninguém deve entrar numa casa pela porta dos fundos (Alcorão 2:189)
Maomé disse também aos maometanos para onde deveriam voltar a sua face quando estão a defecar (de costas para Meca, segundo Muslim 507), e em que direcção eles deveriam enterrar os seus mortos (virados para Meca).

Muito provavelmente a maior superstição maometana (uma que já causou a perda de elevadas somas e a perda de vidas humanas) é a crença de que os maometanos precisam que viajar para Meca e circular sete vezes um meteorito. Esta práctica, que foi directamente emprestada dos Árabes pagãos, foi achada curiosa até pelos sucessores de Maomé (Muslim 2915).


De todos os ídolos adorados pelos pagãos de Meca durante o tempo de Maomé, só a pedra negra recebeu permissão para ficar visto que era sagrada para a tribo de Maomé, a tribo Quraish.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis