MITOS ISLÂMICOS

terça-feira, 8 de março de 2011

São Tomás de Aquino e a ideologia maometana

Original

Ele (Maomé) seduziu o povo com promessas de prazer carnal ao qual a concupiscência da carne nos impele. Os seus ensinamentos também continham preceitos que estavam em conformidade com suas promessas, e ele deu rédea solta ao prazer carnal. Em tudo isto, como era de se esperar, ele foi obedecido por homens lascivos.

Como provas da verdade de sua doutrina, ele apenas apresentou o que poderia ser apreendido pela habilidade natural de qualquer um com uma sabedoria muito modesta. De facto, as poucas verdades que ele ensinou, ele misturou com muitas fábulas e doutrinas da maior falsidade.

Ele não apresentou quaisquer sinais produzidos de modo sobrenatural, os quais são os únicos que dão testemunho apropriado de inspiração divina; pois uma acção visível que só pode ser divina revela um mestre da verdade com inspiração invisível.

Pelo contrário, Maomé disse que foi enviado pelo poder de suas armas – que são sinais dos quais não carecem nem bandidos nem tiranos. E mais: nenhum sábio, nenhum varão experimentado nas coisas divinas e humanas acreditou nele desde o começo (1).

Os que nele creram eram homens brutos e andarilhos do deserto, totalmente ignorantes dos ensinamentos divinos, por cuja multidão Maomé forçou os outros a tornarem-se seus seguidores, pela violência de suas armas. Tão-pouco os pronunciamentos divinos da parte dos profetas anteriores lhe dão qualquer testemunho.

<>

São Tomás de Aquino in Summa Contra Gentiles.

----------
(1) Sura 21:5, Sura 44:14; Sura 16:103, Sura 37:36

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os 10 mandamentos do comentador responsável:
1. Não serás excessivamente longo.
2. Não dirás falso testemunho.
3. Não comentarás sem deixar o teu nome.
4. Não blasfemarás porque certamente o editor do blogue não terá por inocente quem blasfemar contra o seu Deus.
5. Não te desviarás do assunto.
6. Não responderás só com links.
7. Não usarás de linguagem profana e grosseira.
8. Não serás demasiado curioso.
9. Não alegarás o que não podes evidenciar.
10. Não escreverás só em maiúsculas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis